terça-feira, 18 de agosto de 2009

NOTÍCIAS SOBRE A GRIPE

Bom dia!

Vamor publicar notícias sobre a gripe A, importante manter os pais informados!

Fonte: http://www.portalis.co.pt/a-gripe-h1n1-e-as-criancas/

"...O artigo aborda a necessidade de fazer com que as crianças sintam-se seguras, salientando que os pais devem explicar e responder as perguntas das crianças de uma maneira simples. Diversos pediatras elucidam neste artigo as dúvidas mais comuns dos pais.

Pontos Importantes:

Deve-se também transmitir as regras de higiene necessárias para se evitar o contágio como:
- Lavar sempre as mãos
- Evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz
- Dormir Bem
- Alimentar-se Bem

* No caso de existir suspeita de gripe, a criança deve sempre ficar em casa e ser observada por um pediatra. Caso a criança manifeste sintomas da doença, não deve ir à escola ou ao infantário. É importante que fique em casa, em isolamento, para evitar a propagação do vírus. A ingestão de líquidos deve ser reforçada para evitar a desidratação e o apetite da criança deve ser respeitado.

As Escolas:

As escolas e outros estabelecimentos de ensino assumem um papel importante na prevenção de uma pandemia. Aos docentes cabe a tarefa de explicar às crianças as regras que devem ter em conta para evitar o contágio. Sempre que um aluno apresente febre durante a permanência na escola, deve promover-se o seu afastamento das restantes crianças e deve contactar-se os pais. A criança deverá observada por um profissional de saúde.

Infantários e ATL:
Ensinar as crianças mais pequenas a esconder o espirro e a utilizar o mesmo lenço apenas uma vez. Devem ser desinfectadas todas as superfícies,desde as maçanetas das portas até aos brinquedos e outros materiais que as crianças partilhem. As medidas habituais de higienização devem ser reforçadas e as crianças devem lavar as mãos mais vezes.

Praias e parques infantis:
Todos os espaços ao ar livre são recomendáveis, porque reduzem as possibilidades de contágio. Os maiores problemas surgem em espaços fechados onde não haja circulação de ar.

Centros comerciais:
Não se deve levar as crianças aos centros comerciais, locais fechado facilitam a propagação dos vírus.

Leia o artigo na íntegra e saiba mais sobre a Gripe h1n1 e as Crianças:

Jornal I Online | Seis maneiras de lidar com a gripe e proteger as crianças "

Nenhum comentário:

Postar um comentário