Pular para o conteúdo principal

EMEB PROF QUILIANO E SAMAE




Professores e Funcionários da EMEB Quiliano Martins recebem curso de capacitação sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário

25/09/09

Os professores e funcionários da EMEB Quiliano Martins receberam no dia 24 de setembro o curso de capacitação sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Rio Negrinho.

O curso com o objetivo principal de apresentar o Sistema de Esgotamento Sanitário Central de Rio Negrinho oferecido pelo SAMAE, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), teve a participação de 14 pessoas, ministrado por Hugo R. Binder - Eng. Sanitarista do SAMAE e Evelise de F. Neppel Dalagnol - Coordenadora do PEA. Foi apresentado o SES, o programa de educação ambiental, noções de meio ambiente e os concursos, que serão lançados no dia 05 de outubro, para os alunos da escola.

O PEA está sendo desenvolvido em paralelo às obras, com o objetivo principal de sensibilizar a população, quanto à importância do esgotamento sanitário e seus benefícios à saúde e meio ambiente, através de ações de educação ambiental, fazendo com que a população se sinta parte integrante e maior beneficiária do projeto.

O que é esgoto sanitário? É formado pela água do banho, descarga do vaso sanitário, pias do banheiro e da cozinha, lavanderia e contém aproximadamente 99,9% de água e apenas 0,1% de sólidos. Origina-se em residências, estabelecimentos comerciais e públicos.

O que PODE ser lançado na rede coletora de esgoto? Somente o esgoto de banheiro, cozinha e lavanderia!

  • No banheiro, o esgoto do chuveiro, pia e vaso sanitário;
  • Na descarga do vaso sanitário, somente urina e fezes;
  • Da pia da cozinha (após passar pela caixa de gordura);
  • Da lavanderia, o tanque e a máquina de lavar roupas.

O que NÃO PODE ser lançado na rede coletora?

  • Não jogar objetos no vaso sanitário, como absorventes, fraldas e aparelhos de barbear descartáveis, papel higiênico, toco de cigarro e outros;
  • Não jogar óleo de cozinha no ralo da pia;
  • Não canalizar a água da chuva na rede de esgoto.

O SAMAE informa que o prazo final de entrega e início de funcionamento do sistema é junho de 2011, somente a partir desta data que a população deverá ligar seu esgoto à rede.

FONTE: http://www.rionegrinho.sc.gov.br/index.php?pagina=noticias&action=visualizar&id_noticia=1551


Comentários

  1. Pessoas maravilhosas!
    S.A.U.D.A.D.E.S!
    =D

    By:Leticia Jantsch

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho de História - CARAVELAS

Abordando o conteúdo "Grandes Navegações e Expansão Marítima" na turma do 7º ano, nas aulas de História da Profª Tânia, foram confeccionadas pelos alunos as "Caravelas", embarcações utilizadas pelos navegadores na Europa no século XV como Cristóvão Colombo, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral entre outros.    As caravelas eram navios a vela, uma embarcação de origem árabe conhecida há tempos na Europa.     Entre os anos 800 e 1500, graças aos estudos náuticos portugueses, o navio a vela se aprimorou, o barco aberto, sem convés e impulsionado por uma vela de couro ou lã transformou-se numa embarcação com muitos mastros, dirigida por um leme e movida por várias velas feitas de linho, no casco foram colocados canhões para defesa e ataque. Com essas inovações, as embarcações ficaram mais seguras, velozes e com o dobro de capacidades de carga.     As caravelas, embarcações geralmente de dois mastros e velas triangulares, tinham 200 toneladas, cerca…

Atividade Festa Junina 8º ano 1

Os alunos do 8º ano 1 elaboraram uma paródia com o tema "Festa Junina". A atividade desenvolvida na disciplina de Português foi orientada pela Professora Nilza e teve como objetivos conhecer a história da Festa Junina e trabalhar as linguagens culta e coloquial. Veja abaixo os vídeos das paródias feitas pelos alunos.


Blog

Os alunos do 4º ano - professora Emília - participaram de uma atividade na sala de informática onde aprenderam o que é um BLOG, para que serve e como é feito. O tema faz parte dos conteúdos de Língua Portuguesa.