quarta-feira, 7 de outubro de 2009

EMEB PROF QUILIANO E SAMAE




Professores e Funcionários da EMEB Quiliano Martins recebem curso de capacitação sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário

25/09/09

Os professores e funcionários da EMEB Quiliano Martins receberam no dia 24 de setembro o curso de capacitação sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Rio Negrinho.

O curso com o objetivo principal de apresentar o Sistema de Esgotamento Sanitário Central de Rio Negrinho oferecido pelo SAMAE, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), teve a participação de 14 pessoas, ministrado por Hugo R. Binder - Eng. Sanitarista do SAMAE e Evelise de F. Neppel Dalagnol - Coordenadora do PEA. Foi apresentado o SES, o programa de educação ambiental, noções de meio ambiente e os concursos, que serão lançados no dia 05 de outubro, para os alunos da escola.

O PEA está sendo desenvolvido em paralelo às obras, com o objetivo principal de sensibilizar a população, quanto à importância do esgotamento sanitário e seus benefícios à saúde e meio ambiente, através de ações de educação ambiental, fazendo com que a população se sinta parte integrante e maior beneficiária do projeto.

O que é esgoto sanitário? É formado pela água do banho, descarga do vaso sanitário, pias do banheiro e da cozinha, lavanderia e contém aproximadamente 99,9% de água e apenas 0,1% de sólidos. Origina-se em residências, estabelecimentos comerciais e públicos.

O que PODE ser lançado na rede coletora de esgoto? Somente o esgoto de banheiro, cozinha e lavanderia!

  • No banheiro, o esgoto do chuveiro, pia e vaso sanitário;
  • Na descarga do vaso sanitário, somente urina e fezes;
  • Da pia da cozinha (após passar pela caixa de gordura);
  • Da lavanderia, o tanque e a máquina de lavar roupas.

O que NÃO PODE ser lançado na rede coletora?

  • Não jogar objetos no vaso sanitário, como absorventes, fraldas e aparelhos de barbear descartáveis, papel higiênico, toco de cigarro e outros;
  • Não jogar óleo de cozinha no ralo da pia;
  • Não canalizar a água da chuva na rede de esgoto.

O SAMAE informa que o prazo final de entrega e início de funcionamento do sistema é junho de 2011, somente a partir desta data que a população deverá ligar seu esgoto à rede.

FONTE: http://www.rionegrinho.sc.gov.br/index.php?pagina=noticias&action=visualizar&id_noticia=1551


Um comentário:

  1. Pessoas maravilhosas!
    S.A.U.D.A.D.E.S!
    =D

    By:Leticia Jantsch

    ResponderExcluir