quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Trabalho de História - CARAVELAS

    Abordando o conteúdo "Grandes Navegações e Expansão Marítima" na turma do 7º ano, nas aulas de História da Profª Tânia, foram confeccionadas pelos alunos as "Caravelas", embarcações utilizadas pelos navegadores na Europa no século XV como Cristóvão Colombo, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral entre outros.
   As caravelas eram navios a vela, uma embarcação de origem árabe conhecida há tempos na Europa.
    Entre os anos 800 e 1500, graças aos estudos náuticos portugueses, o navio a vela se aprimorou, o barco aberto, sem convés e impulsionado por uma vela de couro ou lã transformou-se numa embarcação com muitos mastros, dirigida por um leme e movida por várias velas feitas de linho, no casco foram colocados canhões para defesa e ataque. Com essas inovações, as embarcações ficaram mais seguras, velozes e com o dobro de capacidades de carga.
    As caravelas, embarcações geralmente de dois mastros e velas triangulares, tinham 200 toneladas, cerca de 20 metros de comprimento e podiam transportar até 50 pessoas. Foi com embarcações desse tipo que Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, e Pedro Álvares Cabral, oito anos depois.

   Objetivos da confecção das caravelas foram:
-> Desenvolver a criatividade do aluno ao utilizar material reciclável na confecção da caravela;
-> Conhecer a evolução do transporte marítimo utilizado no século XV e nos dias de hoje;
-> Compreender o processo da expansão marítima europeia no mundo através do lúdico que foi a confecção da caravela.
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário