Pular para o conteúdo principal

Projeto Gestão Democrática

     Iniciou-se no mês de Junho deste ano o Projeto Gestão Democrática. Com o objetivo principal de criar um ambiente de respeito mútuo, valorizando a criatividade dos estudantes e melhorando o espaço escolar, o projeto também visa:
  • interagir alunos e professores através de pequenas assembleias quinzenais;
  • resgatar valores;
  • explorar o senso crítico dos alunos e a capacidade de analisar as situações problemas, a fim de dar sugestões e/ou elogios;
  • ajudar na administração escolar sugerindo melhorias em toda a escola tanto na parte pedagógica como na administrativa.       
      Nas salas de aula estão dispostos quadros para os alunos colocarem bilhetes com as sugestões, críticas e elogios. A cada 15 dias a turma de reúne, retira os bilhetes e realiza assembleia (momento de opinar, criticar e principalmente sugerir alternativas para o suprimento de tal deficiência na escola, seja ela de ordem pedagógica ou administrativa).
       O 5º ano, juntamente com a professora Silmara, deu início e foi além: a turma elegeu seu presidente, secretária e uma comissão para levar as reivindicações para a administração da escola. 
        Percebeu-se uma mudança na postura dos alunos, que estão mais críticos, esperam educadamente a hora de falar e já ajudaram a diminuir a agitação durante o recreio, pois ajudam com jogos, exposição e empréstimos de livros para leitura e já estão com a ideia de ensaiar teatros de fantoches.
         A partir deste 2º semestre o projeto será estendido também aos alunos do 6º ano. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho de História - CARAVELAS

Abordando o conteúdo "Grandes Navegações e Expansão Marítima" na turma do 7º ano, nas aulas de História da Profª Tânia, foram confeccionadas pelos alunos as "Caravelas", embarcações utilizadas pelos navegadores na Europa no século XV como Cristóvão Colombo, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral entre outros.    As caravelas eram navios a vela, uma embarcação de origem árabe conhecida há tempos na Europa.     Entre os anos 800 e 1500, graças aos estudos náuticos portugueses, o navio a vela se aprimorou, o barco aberto, sem convés e impulsionado por uma vela de couro ou lã transformou-se numa embarcação com muitos mastros, dirigida por um leme e movida por várias velas feitas de linho, no casco foram colocados canhões para defesa e ataque. Com essas inovações, as embarcações ficaram mais seguras, velozes e com o dobro de capacidades de carga.     As caravelas, embarcações geralmente de dois mastros e velas triangulares, tinham 200 toneladas, cerca…

Atividade Festa Junina 8º ano 1

Os alunos do 8º ano 1 elaboraram uma paródia com o tema "Festa Junina". A atividade desenvolvida na disciplina de Português foi orientada pela Professora Nilza e teve como objetivos conhecer a história da Festa Junina e trabalhar as linguagens culta e coloquial. Veja abaixo os vídeos das paródias feitas pelos alunos.


Blog

Os alunos do 4º ano - professora Emília - participaram de uma atividade na sala de informática onde aprenderam o que é um BLOG, para que serve e como é feito. O tema faz parte dos conteúdos de Língua Portuguesa.