sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projeto Gestão Democrática

     Iniciou-se no mês de Junho deste ano o Projeto Gestão Democrática. Com o objetivo principal de criar um ambiente de respeito mútuo, valorizando a criatividade dos estudantes e melhorando o espaço escolar, o projeto também visa:
  • interagir alunos e professores através de pequenas assembleias quinzenais;
  • resgatar valores;
  • explorar o senso crítico dos alunos e a capacidade de analisar as situações problemas, a fim de dar sugestões e/ou elogios;
  • ajudar na administração escolar sugerindo melhorias em toda a escola tanto na parte pedagógica como na administrativa.       
      Nas salas de aula estão dispostos quadros para os alunos colocarem bilhetes com as sugestões, críticas e elogios. A cada 15 dias a turma de reúne, retira os bilhetes e realiza assembleia (momento de opinar, criticar e principalmente sugerir alternativas para o suprimento de tal deficiência na escola, seja ela de ordem pedagógica ou administrativa).
       O 5º ano, juntamente com a professora Silmara, deu início e foi além: a turma elegeu seu presidente, secretária e uma comissão para levar as reivindicações para a administração da escola. 
        Percebeu-se uma mudança na postura dos alunos, que estão mais críticos, esperam educadamente a hora de falar e já ajudaram a diminuir a agitação durante o recreio, pois ajudam com jogos, exposição e empréstimos de livros para leitura e já estão com a ideia de ensaiar teatros de fantoches.
         A partir deste 2º semestre o projeto será estendido também aos alunos do 6º ano. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário